Oficina de Radioamadorismo e Telecomunicações

Filosofia e Ética Aplicada: Oficina de Radioamadorismo e Telecomunicações

1. Introdução

Para aplicar e melhor compreender os conceitos de Ética que estudamos nas aulas de Filosofia, realizamos nos dias 17 e 24 de outubro de 2013 uma Oficina de Radioamadorismo e Telecomunicações, com participação das turmas ELÔ221 e ELÔ222.

SAM_2973

Alunos da ELO222 finalizando a montagem da estação.

Deste modo, mediante o processo de planejamento, montagem e operação de uma estação de radioamador, procuramos colocar em prática diversas noções de Ética desenvolvidas pelos filósofos mais importantes, em especial noções de Ética Aplicada ao campo profissional.

ELO221

Alunos da ELO221 iniciando as operações

A aplicação dos conceitos Éticos se deu em dois níveis. Em primeiro lugar,  na organização, divisão de tarefas e interação entre os alunos no processo de montagem da estação de radioamador. Em segundo lugar, nos procedimentos a serem observados nas operações radioamadorísticas propriamente ditas, que envolvem contatos com outros radioamadores sob a supervisão do professor, radioamador licenciado com indicativo de chamada PU1JAH.

Aluno de Eletrônica demonstrando fluência na operação da estação

Aluno de Eletrônica demonstrando fluência na operação da estação

Como se trata de um hobby técnico e científico, a oficina assume um caráter interdisciplinar, sobretudo para os alunos de Eletrônica, que poderão colocar em prática conhecimentos relativos à telecomunicações que, muitas vezes, são vistos apenas na teoria.

SAM_2962

Aluno em destaque pela excelente fluência verbal e pela habilidade na operação do equipamento

2. Avaliação

Os alunos serão avaliados a partir de dois critérios. Em primeiro lugar no que diz respeito à organização e postura ética durante a montagem e a operação da estação. Em segundo lugar, mediante entrega de relatório individual, no qual o aluno deverá relacionar teoria e prática ao examinar a operação da turma pelo viés das teorias éticas estudadas em sala.

SAM_2977

Registrando os contatos em um log!

3. Público Alvo

Nesta edição, a oficina se destinou principalmente aos alunos de Eletrônica das turmas ELÔ221 e ELÔ222, mas pode ser estendida futuramente a todos os alunos do ETEJLN interessados, desde que se forme um grupo de no mínimo 10 alunos.

SAM_2946

Filosofia + Eletrônica = Radioamadorismo

4. Descrição das Atividades

  • 17/10/2013 –  Apresentação geral da oficina, na qual relacionamos a operação de comunicação em radiofrequência com os dois modelos de Ética estudados em aula, quais sejam: (a) teleológicas e (b) deontológicas. A reflexão a ser desenvolvida pelo aluno dizia respeito ao modelo de ética mais eficiente a ser empregado no caso em questão. Em seguida, foi exposto o que é radioamadorismo e suas principais modalidades. Por fim, dividimos os grupos para as tarefas da aula seguinte.
  • 24/10/2013 – Divididas em equipes, as turmas realizaram as seguintes tarefas:
    • 1. Montagem de uma estação de VHF (verificação dos cabos, conectores, montagem da  antena, aferição da Razão de Onda Estacionária ROE);
    • 2. Testes de transmissão e recepção no interior da escola. Uma equipe permanece na estação fixa e a outra percorre quatro pontos da escola com um equipamento portátil. Ambas as equipes devem preencher um log com os registro dos contatos, envolvendo posição, qualidade do sinal e potência de transmissão);
    • 3. Operação de contatos com outras estações de radioamadores. Os alunos foram incentivados a dialogar, sob supervisão do professor (radioamador c/ indicativo PU1JAH), outros radioamadores, tanto via repetidoras quanto em ponto a ponto. Em ponto a ponto, contactamos apenas um radioamador de Belford Roxo (André, indicativo ?). Via repetidoras, contactamos na 147.120 MHz, situada no Pico do Couto, os seguintes radioamadores: Márcio Chehab (PY1MNC), Jorge (PU1PVA), Jose (PY1RC) e Luiz (PY4G??). Já na 145.350 MHz, situada no Alto do Caledônia, contactamos a radioamadora Sheila (PU1SFY).
  • 31/10/2013 – Entrega dos relatórios individuais.

Uma das equipes da ELO221

SAM_2949

Uma das equipes da ELO222

5. Manuais e Apostilas

Ensinando Física através do radioamadorismo (Gentil César Bruscato e Paulo Machado Mors, Instituto de Física, UFRGS)

Manual das Antenas (Ademir Freiras Machado, PT9AIA).

Apostila de Ética e Técnica Operacional (CRARSUL)

Apostila de Legislação (CRARSUL)

Apostila de Eletricidade e Eletrônica

6. Avaliações Simuladas Online

Avaliação de Eletricidade e Eletrônica

Avaliação de Ética e Técnica Operacional

Avaliação de Legislação

7. Apoio e Agradecimentos

Esta oficina contou com apoio técnico e operacional dos radioamadores Márcio Chehab (PY1MNC), Murilo Rojas (PU1MBT), Marcelo Ferreira Leal (PU1MFD).

2 Comentários

  1. Delirose

    Atividade bastante interessante e inspiradora! Parabéns!

    Responder
  2. Francisco Aito Vitorino

    Parabéns pela iniciativa. A LABRE/RS tem projeto semelhante que será desenvolvido a partir de 2014. Seria interessante que todas as LABREs realizassem operações semelhantes. 73. PY3FAV

    Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *